Guilherme Werneck
Arquiteto
ARQUITETURA _ Projeto de reforma de casa em Niterói, RJ.
No pavimento inferior, o projeto reviu a área de lazer, propondo nova piscina e deque, além de churrasqueira, forno de pizza e sauna.
Por fim, para a Cobertura, propôs-se a substituição do telhado cerâmico por laje técnica, com platibanda, telhas metálicas, áreas para novas caixas d'água, coletores solares e condicionadores de ar, e ainda a clarabóia que cobre as escadas.
A seguir, são apresentados os produtos do Estudo Preliminar: imagens do modelo 3D e plantas baixas.
O Anteprojeto e o Projeto Executivo ainda estão sendo desenvolvidos conforme o planejamento da obra, que consiste em oito fases de intervenção, relacionadas às diversas áreas da casa.
Ao fim desta página, são apresentadas uma foto da frente da casa, após a reforma, e algumas fotos da nova escada metálica do interior da casa.
No bairro de São Francisco, em Niterói, RJ.
Projeto de reforma de residência de três pavimentos.
No Estudo Preliminar, foi proposta a criação de um acesso social, pelo recondicionamento da cozinha e da área descoberta à frente do terreno, apesar de estar trazendo a área de serviço para este pavimento e ainda criando um sanitário de serviço.
A demolição da escada existente de acesso ao pavimento superior e das passarelas de acesso aos quartos abriu um espaço de pé-direito triplo, por onde propõem-se a entrada de iluminação natural com o uso de clarabóia.
A janela da sala foi aumentada, só sendo possível pela instalação da esquadria de portas de correr e venezianas articuladas em sacada também projetada, em estrutura metálica, por fora da fachada.
No pavimento superior, além de seu novo acesso pela nova escada com novas passarelas, tudo em estrutura metálica, destaca-se proposta de alteração da suíte, com sua varanda, e dos sanitários, melhorando o uso dos mesmos, além de passarem a ter iluminação e ventilação zenital, ou seja, pela laje da cobertura.
Projeto de arquitetura / CAD / Modelagem 3D:
Guilherme Werneck
Nova proposta para a frente da casa
Em relação à primeira proposta, foi revisto o acesso da garagem, contemplando dois carros, com portão de pessoas embutido no portão de carros.A divisão da área entre acesso social, garagem e área de serviço foi preservada.

Em relação à primeira proposta, foi revisto o acesso da garagem, contemplando dois carros, com portão de pessoas embutido no portão de carros. A divisão da área entre acesso social, garagem e área de serviço foi preservada. Também escolheu-se nova cor para a pintura da casa.

Em relação à primeira proposta, foi revisto o acesso da garagem, contemplando dois carros, com portão de pessoas embutido no portão de carros. Também escolheu-se nova cor para a pintura da casa.

Com o portão aberto da garagem, é possível ver a área compartilhada entre acesso de pessoas e garagem. À esquerda, a área de serviços, conectada à cozinha. O portão da garagem é vazado, permitindo a circulação de ar.

Corte transversal da parte frontal da casa, passando pela garagem e pela área de serviço. Destaque para a cobertura, com aberturas viabilizando a circulação de ar. O portão da garagem é vazado.

Corte longitudinal, passando pelas escadas internas. A que desce para o pavimento inferior é existente. A que sobe, metálica com degraus de madeira, foi projetada. Destaque para a clarabóia por cima das escadas, em área de pé direito triplo obtida pela demolição da antiga escada e dos acessos dessa aos quartos.

Corte longitudinal, passando pelas garagem, sala, quartos e área de lazer, esta última no piso inferior.
Ainda, propôs-se a cozinha integrada à sala, atendendo a solicitação do cliente, assim como várias das outras soluções propostas também o fazem.
As perspectivas também mostram o posicionamento para os medidores no muro da frente.
Também foi escolhida a nova cor para a pintura da casa.

Perspectiva a partir da sala, com vistas da escada projetada para o acesso do pavimento superior, em primeiro plano, e da cozinha.

Perspectiva a partir da sala, com vistas da escada projetada para o acesso do pavimento superior, em primeiro plano, e do acesso social e da cozinha que, por sua vez, dá acesso à área de serviço.

O projeto da cozinha, com geladeira de duas portas, fogão embutido, lava-louças, adega e pequena mesa. Ainda, a exaustão foi viabilizada por duto através da cobertura da área frontal da casa.

A esquadria da sala, em portas de correr com venezianas articuladas, foi alocada em pequena sacada, a fim de aproveitar a máxima largura do vão sem ser prejudicada pelo pilar da fachada. Nesta foto, as portas recolhidas e o vão completamente aberto.

A esquadria da sala, em portas de correr com venezianas articuladas, foi alocada em pequena sacada, a fim de aproveitar a máxima largura do vão sem ser prejudicada pelo pilar da fachada. Nesta foto, as portas fecham o vão, mas com as venezianas abertas.

A esquadria da sala, em portas de correr com venezianas articuladas, foi alocada em pequena sacada, a fim de aproveitar a máxima largura do vão sem ser prejudicada pelo pilar da fachada. Nesta foto, as portas fecham o vão, com as venezianas fechadas.
Internamente, foi dada atenção à integração entre a sala e a cozinha, no pavimento intermediário, à circulação vertical entre os diferentes pavimentos e à iluminação dos espaços, que teve grande ganho pelo aumento do vão da esquadria da sala e pela opção por clarabóia por cima das escadas.
Perspectivas internas
Plantas do Estudo Preliminar
As plantas esclarecem a distribuição dos ambientes na casa e sua relações, nos três pavimentos habitáveis e na cobertura.





O acesso de pessoas à casa é feito por sob a clarabóia, entre a área de serviço e a garagem. Na cobertura, uma laje técnica com novas telhas, novas caixas d'água, espaço para coletores solares e clarabóia sobre as escadas internas.

A fachada no acesso da casa. Reviu-se as aberturas das janelas e a cobertura da casa.

A fachada no acesso da casa. Reviu-se as aberturas das janelas e a cobertura da casa.

A fachada no acesso da casa. Reviu-se as aberturas das janelas e a cobertura da casa.

Na cobertura, uma laje técnica com novas telhas, novas caixas d'água, espaço para coletores solares e condensadores de ar e clarabóia sobre as escadas internas.

A fachada posterior também teve reestudadas as aberturas das janelas. Propôs-se cobrir a fachada com treliça de alumínio e trepadeira, a fim de sombrear a alvenaria e reduzir o ganho térmico. E a área de lazer recebeu novo projeto.

Das aberturas das janelas, chama-se a atenção para a nova esquadria da sala, com portas de correr e venezianas articuladas. Para aproveitar toda a largura da sala, propôs-se a alocação dessa esquadria em pequena sacada, também projetada, por fora da fachada. Propôs-se cobrir a fachada com treliça de alumínio e trepadeira, a fim de sombrear a alvenaria e reduzir o ganho térmico.

O projeto para a área de lazer contemplou nova piscina e deque e, na área coberta do pavimento inferior, sauna, churrasqueira, forno de pizza e banheiro. Procurou-se preservas as árvores frutíferas existentes. Destaque para o muro lateral, decorado com grafite.

O projeto para a área de lazer contemplou nova piscina e deque e, na área coberta do pavimento inferior, sauna, churrasqueira, forno de pizza e banheiro. Procurou-se preservas as árvores frutíferas existentes.
Proposta inicial para a envoltória da casa
A primeira apresentação do projeto considerou a criação de um acesso social para a casa, sob clarabóia, sendo necessário readequar as áreas da cozinha, de serviço e da garagem, que ocupavam toda a frente do terreno.
Ainda, propôs-se a cobertura de toda a garagem e a criação de uma pequena oficina ao fundo desta.
A proposta para a fachada voltada para a rua se completava com a revisão dos vãos das janelas e com a substituição da cobertura de telhas cerâmicas por outra de telhas metálicas com platibanda.
Clique em qualquer imagem e amplie em SLIDE SHOW
Clique em qualquer imagem e amplie em SLIDE SHOW
Fotos de etapas concluídas
Das oito etapas planejadas para o desenvolvimento do Anteprojeto, do Projeto Executivo e da execução da obra, somente ocorreram:
- O muro de acesso, com novo portão para veículos e pessoas;
- As alterações nas janelas de todos os quartos (frente e trás) e dos banheiros; e
- A demolição da escada interna e das passarelas de concreto para acesso aos quartos, com construção de novas em estrutura metálica e piso em madeira.

A frente da casa, após a obra: o muro com novo portão de acesso e a nova janela do quarto. O telhado original ainda permanece.

A frente da casa, antes da obra
E, internamente, a nova escada metálica expõe a amplitude do espaço que conecta os pavimentos. Por serem esbeltas e vazadas, a escada e a passarela trazem leveza, principalmente se comparado com as anteriores, em concreto, e ocupando menos área em planta.
Abaixo, são apresentadas três fotos de após a obra e uma foto, à direita, de como era antes.

A escada, conectando a sala aos quartos.

A escada vazada, que sobe para os quartos, está exatamente por cima da que desce para o pavimento inferior.


Em concreto e originais da casa, a escada e a passarela de acesso aos quartos foram demolidas.
Clique em qualquer imagem e amplie em SLIDE SHOW
Na foto da frente da casa, observa-se que o muro já ganhou novo portão de acesso e a janela do quarto também já foi alterada. O telhado cerâmico ainda permanece, tanto sobre a garagem como na cobertura da casa.
A foto à direita, tirada antes da obra, permite tecer comparações.