Guilherme Werneck
Arquiteto
GUILHERME WERNECK
Arquiteto e Urbanista

Meu nome é Guilherme Augusto Miguel Werneck.
Sou graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (2002), e Mestre em Arquitetura pela mesma faculdade (2006), na área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (sobre a pesquisa, ver mais abaixo).
Atuei em escritórios renomados de arquitetura até 2007, quando ingressei como arquiteto na Petrobras, lidando com projetos de Arquitetura em terra e no mar.
Em paralelo à Petrobras, mantenho atividade profissional particular, oferecendo serviços conforme descrito abaixo.
Além disso, sou Perito do Judiciário, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
"Meus projetos são feitos com foco na satisfação dos usuários, quando estes têm seus interesses plenamente atendidos. Procuro soluções com o melhor aproveitamento dos espaços, com harmonia entre os diferentes materiais e com mobiliário eficiente, de forma pragmática e detalhista, racionalizando e planejando o projeto, antecipando as surpresas, buscando as melhores alternativas e atento às técnicas que propiciam conforto ambiental, eficiência energética e sustentabilidade". Guilherme Werneck
Sobre o Arquiteto
Palavras-chaves: aproveitamento de água da chuva, uso racional da água, recursos hídricos, sistemas hidráulicos, captação, tratamento, armazenamento, utilização, escolas, município.
Mestrado em Arquitetura (FAU/UFRJ, 2006), na Área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética
RESUMO
A civilização humana começa a sentir os efeitos nocivos de sua própria atividade sobre a Terra. Um dos mais notáveis é a escassez dos recursos hídricos que, embora encontrados em grande quantidade no planeta, já apresentam problemas no abastecimento de água potável em diversas sociedades devido à sua exploração sem limites. Torna-se necessário praticar um uso racional da água disponível, além de se buscar alternativas para o abastecimento. A chuva se mostra uma fonte de água que pode suprir às necessidades de muitos habitantes, nas grandes cidades ou no campo. O presente trabalho procurou observar os conceitos de sustentabilidade e de uso eficiente da água e as vantagens e desvantagens no aproveitamento da água da chuva, o que tem sido feito por algumas sociedades ao longo dos tempos neste sentido, seus aspectos quantitativos, qualitativos e legais e todas as fases dos sistemas hidráulicos que interagem com a água da chuva. Também foi observada a viabilidade de seu aproveitamento pelas edificações de uma escola no município de Barra do Piraí e os reflexos para o mesmo município ao adotar em todas as suas escolas a água da chuva como fonte alternativa para o abastecimento.
Clique no ícone ao lado para o download do arquivo PDF da dissertação, com 316 páginas da capa à bibliografia, com anexos, em um total de 15,5 Mb.
Serviços oferecidos
Disponibilizo minhas habilidades como Arquiteto, individualmente ou em equipe, para a elaboração e/ou o desenvolvimento de:
-
Projetos de arquitetura, nas áreas residencial e comercial, em suas diversas fases, com ênfase na sustentabilidade, no conforto ambiental e na eficiência energética das construções;
-
Projetos de instalações hidráulicas e sanitárias;
-
Maquetes eletrônicas (3D); e
-
Perícias judiciais e assistências técnicas.
WERNECK, Guilherme Augusto Miguel. Sistemas de utilização da água da chuva nas edificações: o estudo de caso da aplicação em escola de Barra do Piraí. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. 201 p. Dissertação de Mestrado.