top of page

Processo de projeto

O Projeto de Arquitetura é dividido em fases, onde cada aspecto da obra é considerado no momento adequado, dependendo da dimensão e influência sobre o projeto. Tais fases são conforme abaixo, nesta sequência:

O Projeto de Arquitetura e suas fases

1. Estudo Preliminar
Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
Âncora 4

Elaboração do conceito do projeto, identificando a tipologia da construção com sua locação no terreno, apresentando o layout da casa, com a distribuição dos ambientes, através de plantas humanizadas, cortes e perspectivas, além de especificação preliminar dos acabamentos, possibilitando um estudo de aproveitamento e viabilidade econômica do projeto.

Esta fase corresponde a, aproximadamente, 20% de um Projeto de Arquitetura completo.

 

Desenhos complementares:

Plantas de Levantamento - São desenvolvidas na fase do Estudo Preliminar e são utilizadas para fundamentar o desenvolvimento de todo o projeto.

2. Anteprojeto

Com plantas baixas, cortes e fachadas, dentro dos padrões construtivos adequados, possibilitando aos projetistas colaboradores o lançamento da estrutura e das diversas instalações prediais.

Nesta fase serão definidas as características do projeto, cabendo considerar todas as alterações necessárias até que se defina o Anteprojeto. Serão apresentadas plantas e croquis para que as ideias possam ser compreendidas e analisadas. Nesta fase serão feitas as consultas técnicas necessárias para a viabilização do projeto e definição dos materiais principais.

Esta fase corresponde a 20% de um Projeto de Arquitetura completo.

Contendo planta de situação, plantas baixas, cortes e fachadas dentro dos padrões construtivos e coerente com a legislação municipal, trata-se de um conjunto de documentos que possibilite a aprovação do empreendimento junto à prefeitura e a outros órgãos e concessionárias de serviço público.

Quando existente, esta fase corresponde a 10% de um Projeto de Arquitetura completo.

3. Projeto de Aprovação
4. Projeto de Execução

Contendo plantas baixas, cortes da edificação e fachadas, indicando os elementos que forem relevantes à construção, tais como pilares, vigas, prumadas e pontos de água, esgoto, elétrica, telefonia, ventilação, ar condicionado e aquecimento, indicação de revestimentos, paginação de pisos e azulejos, possibilitando perfeita compreensão pelo construtor e sua fiel execução.

Compreende ainda o desenvolvimento de detalhes arquitetônicos, em escala conveniente à compreensão, de ambientes, esquadrias, acabamentos, banheiros, armários e o que mais se mostrar necessário à correta execução do projeto.

Esta fase corresponde a 50% de um Projeto de Arquitetura completo.

 

Desenhos complementares:

Plantas de As Built - São desenvolvidas visando o registro da obra final, atualizando as plantas conforme alterações ocorridas durante a obra.

bottom of page